MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BB

COMUNICADO nº 1 – 30 de setembro de 2009

Prezados colegas,

É com inegável satisfação que constatamos, através de mensagem publicada em grupos da comunidade BB, que a  principal decisão da reunião que a FAABB promoveu no último dia 24/09, em Brasília, foi a constituição de uma Comissão para “tratar das relações entre aposentados e pensionistas, Banco do Brasil e Previ”.

NO QUE ESSA DECISÃO SE PARECE COM O PROPOSTO PELO  MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL?

Qualquer semelhança com a Proposta e as Finalidades contidas no manifesto do MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BB, lançado em 18 de setembro de 2009, não terá sido mera coincidência.

Como também não o foi a visita do Sr. Robson Rocha, Vice-Presidente de Relações Funcionais e Responsabilidade Social do Banco do Brasil e, Presidente do Conselho Deliberativo da PREVI, ao encontro.

É muito bom constatarmos que as entidades e seus dirigentes parecem ter acordado para a REALIDADE de que não basta só recorrer à Justiça e ficar reclamando da Cassi, da Previ, do Banco, do governo, umas das outras e uns dos outros.

REALIDADE de que também é preciso investir no diálogo permanente, tanto com aquelas instituições como conosco, colegas representados, pois esta é a única forma de se conseguir a LEGITIMIDADE efetiva (não apenas a formal) e a desejada MOBILIZAÇÃO.

Neste ponto, é alvissareira a informação de que a Comissão formada “começará a trabalhar na formatação de propostas e ponderações acerca das relações com a PREVI e o Banco, com reuniões a serem marcadas e contatos freqüentes por e-mail e outros meios facilitadores.“ Aleluia!!!

NO QUE O RESULTADO DA REUNIÃO NÃO SE PARECE COM O PROPOSTO PELO MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL?

Infelizmente, as entidades reunidas em Brasília ou não entenderam bem o nosso MOVIMENTO ou não quiseram aproveitá-lo um pouco mais.

Elas perderam uma excelente oportunidade de, mais do que simplesmente aderir, ASSUMIR a condução do MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL que propusemos antes.

Ainda falta aos seus dirigentes acordarem para uma outra REALIDADE inequívoca: só com a efetiva UNIÃO NACIONAL dos aposentados e pensionistas,  objeto máter do MOVIMENTO, estaremos devidamente representados e com a força necessária para defender os nossos legítimos interesses.

Não uma UNIÃO NACIONAL formal ou formalizada, mas uma UNIÃO NACIONAL de anseios, de propósitos, de ações, de entidades e, fundamentalmente, de pessoas.

Talvez os dirigentes reunidos não se tenham dado conta de que o MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL DOS APOSENTADOS E PENSIONISTAS não tem donos, também é deles e necessita do seu apoio.

Que o MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL, por sua necessidade óbvia e explícita, veio para ficar. Que o seu horizonte e as suas metas, como pode ser visto no manifesto, projetam-se, sem dúvida, muito além das necessárias ações de curto prazo, como foi a formação de uma bem-vinda Comissão na reunião de Brasília.

Diante do cenário que se nos apresenta, nós, os organizadores do MOVIMENTO, resolvemos NÃO DESISTIR DE LEVAR AVANTE O NOSSO O PROJETO, pois com esta atitude estamos respeitando a vontade de inúmeros colegas da comunidade de internautas-BB, que já nos anteciparam sua adesão e seu apoio, formando um importante bloco de associados e não associados das entidades existentes,  que não só aprovam como exigem uma NOVA POSTURA E UMA NOVA LINHA DE PENSAMENTO: a de que é inadiável reescrever-se, com alterações no Estatuto da PREVI, o relacionamento entre o Banco, a PREVI e nós associados.

Sempre é tempo. Ainda é tempo. Todos nós, que idealizamos, apoiamos e estamos ajudando a construir o MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL, esperamos que as nossas lideranças levantem os olhos e assumam um papel histórico que lhes compete neste momento.

Colega, para manifestar seu apoio ao MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BB, basta enviar uma mensagem para o endereço abaixo, colocando o seu nome completo e a expressão “APÓIO O MOVIMENTO”.

movimento-pela-uniao@yahoogrupos.com.br