MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BB

COMUNICADO nº 4  -  21 de junho de 2010

I –Propostas para pressionar o Banco e a Previ

Diante das propostas e discussões que têm sido realizadas nos nossos e-grupos, e de perguntas formuladas por alguns dos mais de 800 apoiadores do Movimento pela UNAP-BB, gostaríamos de esclarecer o seguinte:

1. O Movimento vê com bons olhos e apóia todas as propostas que objetivem à mobilização dos nossos colegas e que signifiquem sair da inércia em que estivemos durante esses anos todos. É o que já consta do nosso Manifesto de 18/09/2009.

1. Não obstante, consideramos que a chance de sucesso de qualquer proposta será diretamente proporcional à consistência da mesma e às conscientização e mobilização que a preceda. Sob o risco de que boas e bem intencionadas idéias possam ser desgastadas por falta da necessária preparação.

1. Não é por outro motivo que o Movimento prega e faz de sua razão de ser a UNIÃO DE TODOS.  Parece-nos bem claro que as atitudes e medidas isoladas, por melhores que sejam, sem um prévio e intenso trabalho de conscientização e de mobilização, têm menos força e menos poder. E que a mobilização, imprescindível para a nossa defesa, depende, fundamentalmente, da nossa UNIÃO.

1. E falamos UNIÃO em seu significado mais amplo possível, que é o que a UNAP-BB defende. UNIÃO de TODOS os colegas e de TODAS as nossas associações, independente dos seus interesses e caminhos políticos próprios.

1. A sucessão na diretoria da Previ e o momento político atual, tornam oportuno que empreendamos uma enorme campanha nacional em torno da necessária UNIÃO de TODOS e de TODAS.

1. UNIÃO, esta, fundamental não apenas para lutarmos pela pontual questão dos superávits. Mais ainda, imprescindível para constituirmos um organismo único e forte, que seja visto com temor e respeito pelo Banco, pela Previ e pelo próprio governo.

1. Nós, com razão, reclamamos que “eles” nos tolheram o Corpo Social do estatuto da Previ. Entretanto, a constituição de um Corpo Social efetivo, depende APENAS de nós mesmos. Se conseguirmos construir uma UNIÃO, de fato, – aposentados, pensionistas, funcionários e Associações – teremos, na prática, um Corpo Social ainda mais forte e efetivo do que aquele que havia “no papel”.

II –A UNAP-BB e as Associações

O Movimento pela UNIÃO NACIONAL aproveita para reiterar publicamente que apóia a FAABB e TODAS as nossas Associações, e as medidas que elas tomem ou proponham no sentido de nos defender. E enfatiza para os nossos colegas, seus dirigentes, que a UNIÃO de TODOS é pré-requisito para uma mobilização eficaz, capaz de mostrar a nossa força e obter sucesso em nossas defesas.

Reitera também que NÃO objetiva substituir nem competir com as entidades existentes, às quais conclama, de novo, a se engajarem numa grande campanha nacional em busca na necessária UNIÃO de TODOS.

O Movimento lastreia as suas intenções em sua natureza apolítica e no chamamento para que as Associações participem da condução da UNAP-BB.

www.unap-bb.org

Caixa Postal 21.200 - CEP 04602-970 - São Paulo - SP