UNIÃO NACIONAL DE
APOSENTADOS E PENSIONISTAS
DO BANCO DO BRASIL
 
 
 

MOVIMENTO PELA UNIÃO NACIONAL DE APOSENTADOS E PENSIONISTAS DO BB

 

COMUNICADO nº 5  -  5 de julho de 2010

 

 

I –Apropriação do Superávit: Denúncia ao TCU

 

O Movimento pela UNAP-BB considera importante e oportuno vir a público enaltecer e recordar a excelente DENÚNCIA feita ao TCU – Tribunal de Contas da União, em 4 de fevereiro de 2010, pelo conselheiro fiscal da Previ, colega Francisco de Assis Chaves Costa, de João Pessoa, PB.

 

Num trabalho muito bem elaborado, com cerca de 35 páginas, o colega aponta como foco principal os lançamentos contábeis irregulares feitos pelo Banco do Brasil, em claro descumprimento da Resolução 26 do CGPC e da Deliberação CVM 371, além de outras irregularidades cometidas pelas sucessivas administrações do BB.

 

O inteiro teor da denúncia, digno de uma atenta leitura, pode ser encontrado no endereço  http://unap-bb.org/denunciaTCU.php.

 

Independente do conteúdo e dos resultados, a iniciativa do colega Francisco de Assis é muito importante por mostrar o caminho da vertente não judicial nas nossas lutas, como vem pregando o Movimento desde o seu Manifesto de setembro de 2009. Afora os indispensáveis recursos ao Judiciário, é fundamental que nos embrenhemos por outras frentes, como bem fez o colega.

 

 

II – Conclamação à FAABB e às Associações

 

Entretanto, principalmente nas vias Administrativas e Políticas, o sucesso de todo e qualquer pleito depende do acompanhamento e da cobrança que sejam feitos em torno dele.

 

E é nesse sentido que conclamamos as Associações de Aposentados e Pensionistas do BB e sua Federação - a FAABB e demais Entidades de funcionários, para, se já não o fizeram, também acionarem a PREVIC, o TCU, a CVM, a Câmara dos Deputados e o Senado Federal, endossando e repercutindo a referida denúncia, e requerendo urgentes posicionamentos desses órgãos sobre ela.

 

Da mesma forma, encarecemos a necessidade de que, além de se manterem atentas nessa matéria, igualmente importante é darem ampla divulgação a todos os associados, da denúncia, do seu andamento, e das providências que tomarem, em suas publicações impressas e virtuais. Daremos ampla publicidade em nosso site das ações que empreenderem nessa direção.

 

Só com uma eficiente comunicação com os associados, mantendo-os sempre bem informados, é que as nossas entidades conseguirão nos mobilizar e adquirir mais força para a nossa representação.

 

 

www.unap-bb.org

 

A UNIÃO DE TODOS É A NOSSA ÚNICA DEFESA EFETIVA